São cada vez mais as certificações que identificam, através de rótulos aos quais as marcas se podem candidatar, produtos ou serviços com preocupações em termos de sustentabilidade, nomeadamente a existência de critérios ambientais na sua produção e ciclo de vida. Alguns sectores de mercado chegam a apresentar mais do que uma certificação, cuja incidência pode variar consoante os critérios aplicados (mais abrangentes ou mais estritos) e o âmbito geográfico (internacional, nacional ou regional).
Nesta secção pode encontrar algumas certificações relativas a produtos têxteis de origem biológica:
Global Organic Textile Standard (GOTS)

|
O Global Organic Textile Standard (GOTS) integra todas as etapas de processamento têxtil, da fibra ao produto final. A fibra bruta deve ser proveniente da agricultura biológica certificada e todos os processos de fabrico envolvidos devem ser controlados. O objectivo desta norma é garantir a rastreabilidade, o uso de químicos não nocivos para o ambiente e para a saúde do consumidor, assegurando um sistema de qualidade, em que a poupança energética e respeito por critérios sociais estão presentes.
www.global-standard.org |
Organic Exchange


|
As Normas Organic Exchange (OE 100 e OE Blended) foram desenvolvidas para apoiar a integridade do produto biológico, preenchendo uma lacuna no mercado. As empresas precisavam de uma maneira para validar a presença de fibra biológica nos seus produtos. Quando os padrões Organic Exchange foram desenvolvidos, não havia nenhuma norma de certificação têxtil existente no mercado que cobrisse apenas o tratamento e acompanhamento do algodão orgânico em toda a cadeia de abastecimento. Mesmo com o desenvolvimento do Global Organic Textile Standard (GOTS), houve ainda a necessidade de um padrão que abordasse os casos em que o GOTS não se aplica, como a mistura de fibras convencionais e biológicas ou o uso de mais de 30% de fibras não biológicas. Embora os padrões Organic Exchange não ofereçam a mesma abrangência do GOTS, eles garantem a integridade no uso de algodão biológico e permitem à indústria continuar a inovar.
http://textileexchange.org/content/global-organic-textile-standard |
Oeko-Tex

|
A Oeko-Tex Standard 100 é um sistema uniforme de certificação e controlo em todo o mundo para produtos têxteis em bruto, intermédios e finais em todas as fases do processo.
Os testes feitos a substâncias nocivas identificam o uso das que são proibidas e regulamentadas por lei, bem como de produtos químicos com conhecidos efeitos nocivos na saúde.
A atribuição de uma das quatro classes de produtos Oeko-Tex a um produto têxtil é feita com base na utilização do produto. Ou seja, quanto mais intensivo for o contacto de um produto com a pele, mais exigentes serão os requisitos de natureza humana e os critérios ecológicos que o mesmo terá de preencher.
www.oeko-tex.com |
|