São cada vez mais as certificações que identificam, através de rótulos aos quais as marcas se podem candidatar, produtos ou serviços com preocupações em termos de sustentabilidade, nomeadamente a existência de critérios ambientais na sua produção e ciclo de vida. Alguns sectores de mercado chegam a apresentar mais do que uma certificação, cuja incidência pode variar consoante os critérios aplicados (mais abrangentes ou mais estritos) e o âmbito geográfico (internacional, nacional ou regional).
Nesta secção pode encontrar algumas certificações relativas a produtos de Cosmética e higiene pessoal de origem biológica.
Ecocert
O Ecocert foi o primeiro organismo de certificação a desenvolver critérios para "cosméticos naturais e biológicos". O Grupo Ecocert é líder no controlo e certificação do modo de produção biológico a nível mundial.
Princípios básicos do rótulo Ecocert:
- Uso de ingredientes derivados de recursos renováveis, fabricados por processos ambientalmente correctos
- ausência de OGM, parabenos, fenoxietanol, as nanopartículas, silicone, PEG, perfumes e corantes sintéticos e ingredientes de origem animal (a menos que naturalmente produzido por eles: leite, mel, etc.)
- natureza biodegradável ou reciclável das embalagens
Para ambos os rótulos, a certificação Ecocert impõe que 95% dos ingredientes sejam de origem natural.

|
Rótulo de cosméticos naturais: Pelo menos 50% de todos os ingredientes à base de plantas na sua fórmula e no mínimo 5% de todos os ingredientes devem ser provenientes da agricultura biológica.
|
 |
Rótulo de cosméticos naturais e biológicos: Pelo menos 95% dos ingredientes à base de plantas na sua fórmula e no mínimo 10% de todos os ingredientes devem ser provenientes da agricultura biológica.
|
Site: http://www.ecocert.pt/
Outras certificações emitidas pela Ecocert:
- Agricultura ecológica
- Cosméticos naturais e biológicos
- Têxteis biológicos
- IFS
- GLOBALG.A.P
- ISO 14001 e ISO 9001
- EMAS.
- PEFC
Cosmetique BIO
Os rótulos Cosmebio (a maior associação profissional francesa de cosméticos ecológicos e biológicos) garantem ao consumidor a origem e qualidade dos produtos cosméticos rotulados como biológicos. Existem dois tipos de certificação, controlada por um organismo independente.
Estes dois rótulos exigem os seguintes critérios:

|
Rótulo Cosmetique BIO:
- Pelo menos 95% de ingredientes naturais ou de origem natural
- Pelo menos 95% de ingredientes vegetais são de agricultura biológica
- Pelo menos 10% do total dos ingredientes da agricultura biológica
|
 |
Rótulo Cosmetique ECO:
- Pelo menos 95% de ingredientes naturais ou de origem natural.
- Pelo menos 50% de ingredientes vegetais são de agricultura biológica
- Pelo menos 5% do total dos ingredientes da agricultura biológica |
Site: www.cosmebio.org
|