SOBRE NÓS

O PROJETO ECOCASA

Saiba tudo sobre o projeto!

É dentro dos edifícios que passamos a maioria do tempo. O consumo de energia dos edifícios, incluindo todo o seu ciclo de vida, representa 36 % do consumo de energia em todo o mundo – na União Europeia o valor é superior à média mundial (40 %) – e cerca de 40 % das emissões diretas e indiretas de dióxido de carbono.

O setor energético, com principal destaque para as opções relacionadas com a climatização, apresenta o mais elevado potencial de poupança, com base em melhorias simples, mas fundamentais: a utilização de caixilharias eficientes, as colocações de estores nos locais necessários, entre outras medidas, promovem de forma decisiva um correto isolamento das casas.

A adoção de medidas de eficiência hídrica é também essencial. A redução de caudal nas torneiras pode gerar poupanças na ordem dos 30 a 45 % no consumo de água, originando também poupança de energia.

De acordo com a Diretiva (UE) 2018/844, que altera a Diretiva 2010/31/UE relativa ao desempenho energético dos edifícios, estes têm até 2021 para assegurar o uso de quantidades quase nulas de energia para climatização, assim como para o aquecimento de água. Neste contexto, o projeto pretende, além da componente de sensibilização e aconselhamento, apresentar soluções concretas e modificar comportamentos e hábitos na gestão, renovação ou aquisição de uma casa.

logotipo ecocasa quercus

Pretende-se ainda que este projeto possa estar interligado a outros projetos de parceiros da Quercus ou projetos internos da associação que possam ser uma mais valia na disseminação de informação nestas temáticas. Assim, este projeto pretende também, ao longo dos anos, desenvolver trabalho e alargar o seu âmbito de atuação a outras áreas como consumo sustentável, por exemplo.  De forma a alavancar campanhas de comunicação associaremos ao MINUTO VERDE da Quercus temas, que serão depois introduzidos pelo mesmo em momentos oportunos.  Numa perspetiva de aproveitar sinergias internas, os projetos de Educação ambiental que a Quercus estiver a desenvolver em escolas ou outros ambientes de âmbito escolar, irão integrar as temáticas  desenvolvidas no ECOCASA. Dar a conhecer os problemas, apontar alternativas e incentivar à mudança de comportamentos no quotidiano será o objetivo primordial deste projeto. Pelo que, sempre que se justifique e à medida que se forem trabalhando os temas alavancados ao projeto, serão veiculadas notas e comunicados de imprensa que serão disponibilizados online em todos os meios web da Quercus e do projeto ECOCASA.

O ECOCASA, um projeto que se pretende evolutivo, apresentará em breve quatros simuladores de poupança: eficiência hídrica, eficiência energética, certificação energética de edifícios e gestão de resíduos.

— Simulador de eficiência hídrica: visa encontrar soluções para poupança de água.

— Simulador de eficiência energética: tem o objetivo de reunir hábitos de consumo e eletrodomésticos mais eficientes.

— Simulador de certificação energética de edifícios: é útil para determinar a classe energética de cada casa.

— Simulador de gestão de resíduos: serve para definir as melhores opções sobre resíduos, atingindo-se em casa o que se designa por ‘resíduo zero’.

A QUERCUS?

DESCUBRA MAIS SOBRE A ASSOCIAÇÃO

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de outubro de 1985. Ao longo dos anos, a Quercus tem vindo a ocupar na sociedade portuguesa um lugar simultaneamente irreverente e construtivo na defesa das múltiplas causas da natureza e do ambiente. O seu âmbito de ação abrange hoje diversas áreas temáticas da atualidade ambiental, onde se incluem, além da conservação da natureza e da biodiversidade, a energia, a água, os resíduos, as alterações climáticas, as florestas, a construção sustentável, a responsabilidade ambiental, entre outras. Este acompanhamento especializado é, em grande parte, suportado pelo trabalho desenvolvido por vários grupos de trabalho e projetos permanentes. Em 1992, a Quercus recebeu o Prémio Global 500 das Nações Unidas e o título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Senhor Presidente da República, Dr. Mário Soares.

logo ecocasa white ecocasa

CONTACTOS

Dica Ambiental! Sabia que…

… os edifícios contribuem largamente para o fenómeno das alterações climáticas? Atualmente são responsáveis por mais de 40% do consumo final de energia e por 36% das emissões de CO2 para atmosfera em toda a Europa.
A reabilitação de edifícios terá um papel importante no cumprimento dos níveis máximos de emissões de CO2 a longo prazo!

Entre em contacto connosco!

Faça aqui o seu donativo

Se preferir poderá também fazer o seu donativo por transferência bancária para a conta da Quercus ANCN.

IBAN: PT50 0035 0271 00006280730 98